sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Primeira partida de futebol transmitida pela televisão no Brasil

PRIMEIRA PARTIDA DE FUTEBOL NA TELEVISÃO BRASILEIRA

Prof. Dr. Roberto Bondarik

bondarik@outlook.com
profbondarik@gmail.com


Foi uma transmissão ao vivo, em preto e branco, conforme a tecnologia da época permitia.

Apesar das discussões, que podem ser acaloradas, em definitivo, a primeira partida de futebol transmitida pela televisão no Brasil foi um jogo entre  Sociedade Esportiva Palmeiras e São Paulo Futebol Clube, disputado em 15 de outubro de 1950 no Estádio do Pacaembu e foi vencido pelo primeiro (Palmeiras). 

Encontrei uma coluna um tanto que humorística no Jornal "Mundo Esportivo" de 20 de outubro daquele ano (1950), onde há uma referencia a esse jogo e a transmissão pioneira. 

O livro de Patricia Alves do Rego Silva, intitulado " TV Tupi: A pioneira na América do Sul", sobre a história da emissora de televisão Tupi também fala sobre a partida nesta data (obra disponível em http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4204434/4101419/memoria11.pdf  )

Em 18 de novembro de 1950, Levy Kleiman em sua coluna no jornal "Esporte Ilustrado" comemora a novidade tecnológica  que foi a transmissão pela televisão Tupi de seu primeiro jogo na cidade do  Rio de Janeiro. 

Foi um jogo entre o Clube de Regatas do Flamengo e Olaria Futebol Clube, transmitido também ao vivo e em sua integra. 

Em janeiro de 1951 a TV Paulista anunciava no jornal  "O Estado de São Paulo" a transmissão de partidas direto do Estádio do Pacaembu, durante o domingo. 

No mesmo janeiro de 1951,  a Federação Metropolitana de Futebol do Rio de Janeiro discutia sobre a cobrança de direitos de transmissão pela TV de suas partidas. 

O clube Botafogo de Futebol e Regatas, alegando defender o direito dos clubes chegou a pedir a proibição das transmissões afinal taxadas em Cr$ 3.000,00.

Nenhum comentário: