PRIMEIRA PARTIDA DE FUTEBOL NA TELEVISÃO BRASILEIRA
Prof. Dr. Roberto Bondarik
bondarik@outlook.com
profbondarik@gmail.com
Foi uma transmissão ao vivo, em preto e branco, conforme a tecnologia da época permitia.
Apesar das discussões, que podem ser acaloradas, em definitivo, a primeira partida de futebol transmitida pela televisão no Brasil foi um jogo entre Sociedade Esportiva Palmeiras e São Paulo Futebol Clube, disputado em 15 de outubro de 1950 no Estádio do Pacaembu e foi vencido pelo primeiro (Palmeiras).
Encontrei uma coluna um tanto que humorística no Jornal "Mundo Esportivo" de 20 de outubro daquele ano (1950), onde há uma referencia a esse jogo e a transmissão pioneira.
O livro de Patricia Alves do Rego Silva, intitulado " TV Tupi: A pioneira na América do Sul", sobre a história da emissora de televisão Tupi também fala sobre a partida nesta data (obra disponível em http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4204434/4101419/memoria11.pdf ).
Em 18 de novembro de 1950, Levy Kleiman em sua coluna no jornal "Esporte Ilustrado" comemora a novidade tecnológica que foi a transmissão pela televisão Tupi de seu primeiro jogo na cidade do Rio de Janeiro.
Foi um jogo entre o Clube de Regatas do Flamengo e Olaria Futebol Clube, transmitido também ao vivo e em sua integra.
Em janeiro de 1951 a TV Paulista anunciava no jornal "O Estado de São Paulo" a transmissão de partidas direto do Estádio do Pacaembu, durante o domingo.
No mesmo janeiro de 1951, a Federação Metropolitana de Futebol do Rio de Janeiro discutia sobre a cobrança de direitos de transmissão pela TV de suas partidas.
O clube Botafogo de Futebol e Regatas, alegando defender o direito dos clubes chegou a pedir a proibição das transmissões afinal taxadas em Cr$ 3.000,00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário