Durante os meses de março e abril de 1931 o então Principe de Gales e seu irmão estiveram em visita oficial ao Brasil. O futuro rei britânico Eduardo VIII (bem mostrado no filme "O Discurso do Rei" e na série "The Crown" do NetFlix), esteve no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e no Norte do Paraná.
Já publicamos a respeito dessa visita que, em virtude de sua originalidade, é lembrada na história de Cornélio Procópio e da região.
Textos disponiveis em dois posts:
http://robertobondarik.blogspot.com.br/2011/03/o-discurso-do-rei-cornelio-procopio-e-o.html
http://robertobondarik.blogspot.com.br/2011/04/repercussoes-do-texto-da-visita-do.html
http://robertobondarik.blogspot.com.br/2011/04/repercussoes-do-texto-da-visita-do.html
Os principes estiveram com autoridades brasileiras, foram recebidos pelo Presidente Getúlio Vargas, os Governadores de São Paulo, Minas Gerais e do Paraná, este em Cambará.
A história contada sempre se torna mais atarente quando também mostrada, sendo assim conduzi uma pesquisa em arquivos do jornal "O Estado de São Paulo" e da revista "O Cruzeiro" que, como orgãos de imprensa, apresentaram fotos, noticias e acompanharam essa viagem que ainda é lembrada por muitos.
O Rei Jorge V e o Principe de Gales (Fonte: Revista "O Cruzeiro",n.20, p.03, 21 de Março de 1931, Hemeroteca da Biblioteca Nacional) |
Os principes chegaram ao Brasil após um longo tour que havia incluido Canadá, Chile e Argentina, entre outros destinos intermediários:
Capa da Revista "O Cruzeiro", 28 de março de 1931, O Principe de Gales chega ao Brasil (Fonte: Acervo da Revista "O Cruzeiro" disponivel na Hemeroteca da Biblioteca Nacional) |
Houve uma recepção oficial no Rio de Janeiro:
Principe de Gales e seu irmão sendo recepcionados pelo Presidente da Republica Getúlio Vargas (Fonte: Revista "O Cruzeiro",n.22, p.03, 04 de Abril de 1931, Hemeroteca da Biblioteca Nacional) |
O Principe de Gales e seu Irmão no Palácio Guanabara no Rio de Janeiro:
Os principes visitaram empreendimentos britanicos no Brasil ou que recebiam investimentos deles. Alguns dos negocios visitados possuiam os proprios principes ou membros da realeza como acionistas, exemplo disso era a Ferrovia São Paulo - Paraná, ligando Ourinhos-Assunção no Paraguay. Sabemos que a estrada de ferro deteve-se em Apucarana-PR e depois prolongou-se até Maringá-PR, atingindo o centro do maior dos investimentos britanicos no Brasil àquele tempo: a "Companhia de Terras Norte do Paraná".
(Fonte: Revista "O Cruzeiro",n.23, p.05, 11 de Abril de 1931, Hemeroteca da Biblioteca Nacional) |
Também o jornal "O Estado de São Paulo" acompanhou e registrou a viagem ao Paraná: tratavam dos principes de Gales e de seu irmão que haviam passeado pela cidade de São Paulo.
"O Estado de São Paulo", terça-feira, 31 de Março de 1931, primeira página (Fonte: Acervo do jornal "O Estado de São Paulo") |
Um fato original e emblematico como este, mostrando o interesse que o Brasil despertava ou a importancia que possuia para os investimentos britânicos, torna-se mais atrativo quando apresentado junto de documentos que o comprovam, materializando-o.
(Fonte: Acervo do autor) |
Em Minas Gerais os principes além de visitarem Belo Horizonte, sendo recebidos pelo Governador daquele Estado, estiveram também presentes em outro negócio, literalmente lucrativos, com controle britanico no Brasil: a Mina de Morro Velho. A mina tida como a mais profunda do mundo àquele tempo.
Visita à Mina de Morro Velho (Fonte: Revista "O Cruzeiro",n.25, p.17, 25 de Abril de 1931, Hemeroteca da Biblioteca Nacional) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário