Dia 04 de Fevereiro de 2011 participei da cerimônia de transferência de comando da Terceira Divisão de Exercito em Santa Maria no Rio Grande do Sul. Assumiu o comando da Divisão que tem a alcunha de "Encouraçada" o General de Divisão Sergio Westphalen Etchegoyen, que por sua vez é neto de Alcides Gonçalves Etchegoyen o vencedor do Combate de Quatiguá em Outubro de 1930.
A cerimônia transcorreu no quartel do Regimento Mallet de Artilharia, chamado de "Boi de Botas", unidade que a exemplo da 3ª Divisão de exercito fez sua história na Guerra da Triplice Aliança, nome mais garboso para a Guerra do Paraguai.
A cerimônia em si me transmitiu bastante força mas ao mesmo tempo é simples sem deixar de ser garbosa. Fiquei bastante impressionado com a organização e harmonia da apresentação que se seguiu.
Aproveitei para desenvolver minhas pesquisas em Porto Alegre e também visitar alguns pontos de Santa Maria e conhecer esse importante centro que foi extremamente estratégico para a Revolução de 1930 e consequentemente para todo o contexto que se visualizou depois no Estado do Paraná.
Na ocasião pude conhecer e conversar pessoalmente com o Comandante do Exercito, General Enzo; com o comandante da 5ª Região Militar aqui do Paraná, General Adhemar e é lógico com o General Sergio Etchegoyen que assumia o comando da Divisão Encouraçada.
Coloco na seqüencia as fotos que tirei junto com o General Enzo, o General Adhemar, com o General Etchegoyen e por fim da tropa formada durante a cerimônia:
Um comentário:
É uma pena o exército estar tão desfocado pela sociedade, atualmente. Como o próprio professor disse, o brasileiro nunca se interessou muito pelas suas "militâncias".
Postar um comentário