sexta-feira, 29 de junho de 2012

O ASSASSINATO DE FRANCISCO FERDINANDO EM SARAJEVO E A TRÁGICA HISTÓRIA DE SEU CARRO

Império Austro-Húngaro em 1914
Em 28 de Junho de 1914, na cidade de Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina, então uma província do Império Austro-Hungaro, foi assassinado o príncipe herdeiro desse Império. Francisco Ferdinando foi morto juntamente com sua esposa Sophia Maria, quando se deslocavam de automóvel pelas ruas da cidade. O assassino era um estudante sérvio de nome Gravilo Prinzip e pertencia a uma sociedade secreta a “Mão Negra”.

28 de junho era um dia especial para os sérvios porque nele se comemoravam a vitória na Segunda Guerra dos Balcãs, contra os turcos.

Os acontecimentos decorrentes desse atentado acabaram provocando a Primeira Guerra Mundial, a mais sangrenta da história como muitos registraram.

O Príncipe Francisco Ferdinando e a Princesa Sophia Maria
Muito se escreveu sobre esse atentado e sobre suas consequências. Porém encontrei um texto interessante e curioso sobre o automóvel em que Francisco Ferdinando foi morto. Esta história foi registrada em um livro sobre Sociedades Secretas, no tópico em que trata da "Mão Negra". Trata-se da obra de Tenório de Albuquerque "Sociedades secretas: as suas organizações, os seus mistérios, os seus objetivos."

É uma história no mínimo curiosa, para não dizer assustadora:

===========================================

O AUTOMOVEL EM FOI ASSASSINADO O ARQUIDUQUE FRANCISCO FERDINANDO “DAVA AZAR”

O casal de príncipes pouco antes do atentado

         O carro  em que foi assassinado o arquiduque teve um estranho destino. Comprou-o um oficial sérvio que morreu, juntamente com dois lavradores num desastre com o carro. Um dos novos governadores da Iugoslávia comprou-o a seguir e foi vitima de um desastre que lhe custou a amputação do braço direito.
         Impressionado, ordenou a destruição do carro  - “dava azar”. Mas um médico pediu-lhe que lhe vendesse. Sofreu também um desastre: o carro capotou, matando-o. Um corredor suíço foi seu novo proprietário – mas não por muito tempo: morreu ao seu volante, ao disputar uma prova.
O momento do ataque de Gravilo Prinzip -
Retrato de Francisco Ferdinando
         A vítima seguinte foi um fazendeiro. Numa manhã, ao rebocá-lo no pátio fronteiro à sua casa, achava-se enguiçado – o motor entrou a funcionar inesperadamente. Estava engrenado e atropelou - mortalmente o fazendeiro.
         Um motorista, que mudara a cor do velho carro esperando com isso tirar-lhe o azar, morreu também ao dirigi-lo, juntamente com mais quatro passageiros, por fim, voou pelos ares ao ser atingido por uma bomba num ataque aéreo, na última guerra (Segunda Guerra Mundial).

ALBUQUERQUE, A. Tenório de. Sociedades secretas: as suas organizações, os seus mistérios, os seus objetivos. Rio de Janeiro: Editora Aurora, 1970. (Paginas 104-105).




Nenhum comentário: