O DESTACAMENTO ALCIDES ETCHEGOYEN EM AÇÃO NO COMBATE DE QUATIGUÁ: AS PERSPECTIVAS CONSTRUÍDAS PARA A VITÓRIA MILITAR DA REVOLUÇÃO DE 1930 A PARTIR DO ESTADO DO PARANÁ
Este artigo foi apresentado no IV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ENABED IV) na Universidade de Brasília, no período de 19 a 21 de julho de 2010. Tema geral do evento: "A Defesa e a Segurança na América do Sul".
(Logo abaixo do resumo link para o acesso direto ao artigo)
--------------------------------------------------------------------------
RESUMO:
IV ENABED - Seção Temática 03 "História Militar" Prof.Me. Roberto Bondarik e demais participantes |
Com a consolidação da Revolução de 1930 no Rio Grande do Sul suas forças lançaramse para fora do Estado pressionando as demais forças militares a adesão ou enfrentamento. O Destacamento Alcides Etchegoyen, primeiro grupo pesado gaucho que atingiu o Paraná já insurgido, bateu-se com forças do Exercito, Força Pública de São Paulo e voluntários civis em Quatiguá, nos dias 12 e 13 de outubro de 1930. Forjou-se um combate moderno, com uso de artilharia, trincheiras e metralhadoras pesadas, os gaúchos lograram êxito e as tropas paulistas com consideráveis baixas recuaram. Assim sendo o objetivo deste trabalho é analisar o contexto factual do Combate de Quatiguá permeado pelas ações do Destacamento Etchegoyen. A técnica de analise utilizada é a micro-história, considerando-se Giovanni Levi sobre a utilização intensiva de documentos que a caracteriza. O estudo deste combate fez-se por reportagens da época, memórias, relatos orais, relatórios e documento oficiais. Neste combate consolidou-se a possibilidade da vitória militar da Revolução de 1930 com as forças da Legalidade, apesar da resistência pretendida em Itararé-SP, colocou-se definitivamente na defensiva. Os resultados em Quatiguá alertaram os generais no Rio De Janeiro para colocarem fim ao Governo de Washington Luis, abrindo o caminho do poder para Getúlio Vargas.
------------------------------------------------------------------------------
O artigo como foi apresentado esta disponível neste endereço:
Nenhum comentário:
Postar um comentário