TEXTO 02:
EXERCÍCIO BÁSICO PARA A COMPREENSÃO HISTÓRICA
Este roteiro de estudos tem por objetivo facilitar a analise dos fatos e demonstrar ao mesmo tempo, a importância de entender um assunto com lógica de raciocínio, pois só assim será possível uma análise mais crítica e dialética da História, onde os fenômenos possam ser entendidos com mais lucidez desde suas origens até suas conseqüências.
O roteiro proposto é formado apenas por cinco itens, que servem para análise dos mais diversos temas, ou seja, através de uma mesma linha de raciocínio pode-se analisar tanto uma aula sobre Reforma Religiosa, como outra sobre Revolução Francesa. Os itens do roteiro são os seguintes:
1- TEMPO / ESPAÇO;
2- CONTEXTO HISTÓRICO;
3- ANTECEDENTES;
4- O EVENTO;
5- DESDOBRAMENTOS (CONSEQÜÊNCIAS).
1. A primeira preocupação quando analisamos um acontecimento, é situa-lo no tempo e no espaço, condição elementar para compreensão de qualquer fato histórico e para criar o hábito na utilização de mapas (noção de espaço) e outras ilustrações, auxiliares na caracterização de uma certa época (noção de tempo).
2. O segundo passo é analisar o contexto histórico, isto é, a realidade histórica que cerca o fato em questão. É o ponto mais importante do roteiro, pois desmistifica a História factual, mostrando ao aluno que não existem fatos isolados e que todo acontecimento deve ser entendido à luz da realidade que o cerca. A análise do contexto permite também que o aluno relacione outros acontecimentos inseridos na mesma realidade.
3. Na análise do próprio contexto encontramos os antecedentes (terceiro passo de nosso roteiro), onde perceberemos os fatores estruturais e conjunturais, além de seus determinantes mais específicos e até acontecimentos sem muita importância estrutural, mas que catalisam o processo em direção ao evento estudado.
4. Após os antecedentes, analisaremos o fato, o evento propriamente dito, através de suas características e seu significado histórico.
5. Com a preocupação de estabelecer uma relação com um próximo evento, vamos conhecer os desdobramentos onde estabeleceremos um gancho para analisar um próximo assunto, utilizando o mesmo roteiro de análise, ou seja:
EXEMPLOS:
Exemplificaremos o roteiro, supondo o estudo da Primeira Guerra Mundial:
A) ESPAÇO/TEMPO:
· Europa: início do século XX
B) CONTEXTO HISTÓRICO:
· Neocolonialismo
· Política de Alianças
· Paz Armada
C) ANTECEDENTES:
· Disputa de mercados neocolonialista
· Divergências político-econômicas e revanchismos
· Nacionalismos e antagonismos entre os impérios
· O assassinato de Francisco Ferdinando
D) A GUERRA:
· O início
· Blocos militares em conflito
· Etapas
· O ano de 1917
· O término do conflito
E) DESDOBRAMENTOS:
· Tratado de Versalhes
· Fim da hegemonia européia
· Desintegração dos impérios
· Novas nações
· EUA como potência hegemônica
· Liga das Nações
· Revanchismo alemão
· Fortalecimento do nacionalismo (nazifascismo)
Como já foi observado, quando analisamos os desdobramentos, já introduzimos o próximo assunto (no caso abaixo o nazifascismo), analisando-o através do mesmo roteiro:
A) ESPAÇO / TEMPO:
· Europa (Itália/Alemanha): anos 1920 e 1930
B) CONTEXTO HISTÓRICO:
· Crise das democracias liberais na Europa
· Superprodução nos EUA e crise de 1929
· Isolamento e crescimento da URSS
C) ANTECEDENTES:
· Crise européia no pós-guerra, agravada na Alemanha pelas imposições do Tratado de Versalhes
· Crescimento dos grupos políticos de esquerda
· Greve Geral convocada na Itália por anarquistas e socialistas
· Crescimento nazista nas eleições de 1932
D) DEFINIÇÃO E CARACTERÍSTICAS:
· Movimento político-ideológico antidemocrático que governou países europeus no “entre-guerras”
· O totalitarismo; o nacionalismo; o anticomunismo; o antiliberalismo; o militarismo; o expansionismo; o corporativismo fascista; o anti-semitismo nazista.
E) DESDOBRAMENTOS:
· Recuperação econômica alemã com obras públicas e indústria bélica
· Militarismo expansionista
· Segunda Guerra Mundial
Ao estudarmos a Segunda Guerra Mundial com o roteiro já conhecido, chegaremos aos Desdobramentos, que introduz o contexto da “Guerra Fria” (desenvolvimento, apogeu e crise), direcionando para nova ordem pós-socialismo até os dias atuais.
Este texto foi elaborado tendo como base o documento "Dicas para o Vestibular", copiado em 12 de Dezembro de 2002 do seguinte endereço: http://www.historianet.com.br/main/conteudos.asp?conteudo=452
Um comentário:
Caro Professor!
Sou o amigo Quatiguaense, com muito orgulho, que relatou os fatos para Dante Mendonça, na publicação " Terra Doce Quatiguá".
Conheço uma pessoa que tem um conhecimento muito grande da revolução e principalmente da socidade da época, é o amigo Antonio Zanini.;
Seria de grande valia seu depoimento.
Forte abraço,
Flávio Negrini
Curitiba Pr
Postar um comentário