segunda-feira, 14 de outubro de 2019

COLONIA MINEIRA (SIQUEIRA CAMPOS - PARANÁ): alguns acontecimentos de abril de 1930.

Apontamentos Históricos da Colônia Mineira e Siqueira Campos no Norte Pioneiro do Estado do Paraná

Prof. Roberto Bondarik, Dr.
bondarik@utfpr.edu.br
bondarik@outlook.com

Tendo pesquisado sobre os acontecimentos relacionados à Revolução de 1930 no Norte Pioneiro Paraná, chamado aquele tempo de "Ramal Ferroviário do Paraná". Chama a atenção o desenvolvimento socio-econômico da região nos momentos proximos ao confronto bélico que se fez sentir em Affonso Camargo (atual Joaquim Távora-Pr) e em Quatiguá. A então Colônia Mineira (atual Siqueira Campos) teve um papel importante na preparação da Revolução e nos acontecimentos decorrentes de sua efetivação.

Não tenho conhecimento sobre se exatamente, na história da cidade de Siqueira Campos se mantem registros sobre o que se passou ali em abril de 1930, fatos publicados no jornal "O Estado de São Paulo" edição de 18 de abril de 1930, página 20. Sessão denominada "Notícias do Paraná", destacava em especial a reinauguração do serviço de iluminação da Companhia de Luz e Força Sul-Paulista e o estabelcimento do serviço telefonico na cidade em conexão com Itaporanga, Estado de São Paulo.

Assim, transcrevo o que foi publicado pelo jornal, considerando-o um ipontante documento para a história da Colônia Mineira e para a História de Siqueira Campos, importante também para a compreenssão do Norte Pioneiro do Paraná àquele tempo. Infelizmente não á referencia a respeito de quem fosse o correspondente do Jornal na cidade:

(Segue a transcrição - conforme ortografia da época)
============

COLÔNIA MINEIRA - 10 (Do nosso correspondente) - Esteve nesta cidade, há poucos dias, o dr. Joaquim Mario de Sousa Meirelles, gerente da empresa de força e luz Sul-Paulista que veiu afim de assistir a ligação dos fios da illuminação e dos telephones, que vem de Itaporanga.
Esse melhoramento é devido ao actual prefeito municipal, coronel José Innocencio dos Santos, que entrou em novo accordo com aquella empresa, pois a administração municipal passada, apoderan-se da usina, nos privou da illuminação electrica, durante um anno e meio.

SEMANA SANTA
Durante as festas religiosas da semana santa serão inaugurados tres sinos na egreja matriz local, adquiridos por subscrição pública e graças aos esforços do nosso vigário que angariou os donativos.

TIRO DE GUERRA 676
Procedentes de Curitiba aqui chegaram os officiaes do Exercito que procederão aos exames dos reservistas do Tiro de Guerra 676.

NOTICIAS DIVERSAS
Regressou de sua fazenda em Laranjinha, o coronel José Innocencio dos Santos, prefeito municipal.
- Seguiu para Itararé o sr. Lourenço Dias Tati.
- Esteve aqui o sr. Luis Guimarães, procedente de Curitiba.
- A prefeitura municipal vae arborisar a praça dr. Eurides Cunha.

============


Comentários:

Compreende-se da leitura e análise deste breve documento histórico (jornais são fontes históricas) que havia uma certa depedencia e ligação forte de Siqueira Campos com Itaporanga no Estado de São Paulo. A conexão telefonica da cidade deu-se com aquela e a Companhia de Força e Luz Sul-Paulista era quem fornecia energia eletrica. Os serviços basicos de infraestrutura foram objeto de disputa entre grupos politicos locais.
Destaca-se a inauguração dos tres sinos da Igreja Matriz local, comprados com dinheiro arrecadado pelo padre junto a população da cidade. Estes sinos devem ser os mesmos que ainda hoje são utilizados na Igreja.
Havia um Tiro de Guerra na cidade e que formava atiradores e reservistas para o Exercito Brasileiro.
Havia uma ligação entre Siqueira Campos, seus habitantes e a colonização do sertão do Rio Laranjinha.


Nenhum comentário: