domingo, 17 de junho de 2012

O PRIMEIRO CLASSICO DE FUTEBOL DO NORTE DO PARANÁ NOTICIADO: A PARTIDA ENTRE CORNÉLIO PROCÓPIO E LONDRINA

O PRIMEIRO CLÁSSICO DE FUTEBOL DO NORTE DO PARANÁ NOTICIADO: A PARTIDA ENTRE CORNÉLIO PROCÓPIO E LONDRINA
Prof.Me.Roberto Bondarik
bondarik@utfpr.edu.br


                O Brasil se prepara, bem ou mal, para a próxima Copa do Mundo de Futebol que será realizada nestas paragens no ano de 2014. O Futebol é de longe o mais popular esporte coletivo do país e consequentemente do Estado do Paraná e dos seus Norte Pioneiro e Norte Novo. A ligação econômica e cultural com o Estado de São Paulo faz destas regiões paranaenses o habitat de torcedores dos mais diversos times de futebol paulistas.
                O futebol começou a ganhar espaço no Brasil no início do século XX influenciada por empresas britânicas e seus funcionários que para cá vieram e difundiram esse “esporte bretão” como diz o hino de um conhecido time paulista. Companhias de energia elétrica, bondes e principalmente ferrovias, atestam isso os diversos “Botafogo”, “Ferroviários Esporte” ou “Futebol Clube”, Operário e tantos outros nomes que remetem a empresas, atividades econômicas e seus trabalhadores. Os quadros de operários dessas organizações formaram as primeiras torcidas, porque não dizer, organizadas do Brasil.
Esporte centenário em Ponta Grossa e em Curitiba o futebol deve ter chegado ao Norte do Paraná, evidencia-se isso, também transportado pelos trilhos e vagões da Ferrovia São Paulo Paraná que fez a ligação entre a Ferrovia Sorocabana desde Ourinhos até os sertões de Londrina e Apucarana. Essa ferrovia de capital britânico e tinha como um dos acionistas o próprio Príncipe de Gales, herdeiro do trono britânico foi responsável pelo aceleramento da ocupação e colonização de toda a região compreendida pelos vales e sertões dos rios das Cinzas, Laranginha e Congonhas, fazendo surgir cidades, povoados, fazendas e sítios. O próprio Príncipe de Gales, futuro rei Eduardo VIII veio a região visitar e conhecer aquele deve ter sido um dos maiores projetos imobiliários daquele tempo, o loteamento do Norte do Paraná feito por brasileiros na margem leste do Rio Tibagi e por britânicos da Companhia de Terras Norte do Paraná nas terras a leste desse curso d’água.
A Ferrovia São Paulo – Paraná inaugurou a Estação Cornélio Procópio em 1º de Dezembro de 1930, a localidade tornou-se a residência de engenheiros, do pessoal qualificado e dos operários da ferrovia até que essa chegasse até Londrina. Deve ter sido esse pessoal todos os primeiros que praticaram o futebol nessas paragens.
Correio Paulistano
14 de Setembro de 1934 (p.04)
Em 14 de Setembro de 1934, Londrina seria emancipada e tornar-se-ia sede de Comarca em dezembro desse ano, o Jornal “Correio Paulistano” noticiou uma partida de futebol entre os times de Cornélio Procópio e “Londrinense”. Pode ter sido esse o primeiro clássico regional do futebol do Norte do Paraná. E foi também das primeiras coberturas jornalísticas de um evento esportivo na região.
Reproduzimos o recorte do jornal que trás entre outras informações as escalações dos dois times e alguns detalhes sobre a partida. Cornélio Procópio venceu por um a zero a partida.. Reparem no “enthusiasmo” e no “goal” do texto: 


=== Reprodução do texto===


NOTICIAS DO PARANÁ
LONDRINA

ESPORTE - Realizou-se domingo ultimo um animado jogo de futebol entre o Clube “Cornélio Procópio” da cidade que lhe empresta o nome, e o “Londrinense” desta localidade. Os quadros estavam assim organizados:
Londrina – Alcino, Benedicto, Vargas, Sebastião, Francisco, Octavio, Romim, José, Marquinho e Japonez.
Cornélio Procópio – Cartucho, Telles, Milton, Cabiúna, Loló, Mendes, Argentino, Danton, Marcilio, Mineiro e Pimenta.
As 17 horas entraram no campo os dois quadros, vindo à frente o quadro do time visitante, sob o maior enthusiasmo da numerosa assistência. Minutos depois o juiz apita e começa o jogo.
No primeiro tempo, apesar do forte ataque do londrinense, não houve goal. No segundo, tendo augmentado extraordinariamente o enthusiamo do público, o jogo se desenvolveu com perícia de parte a parte. Em dado momento Japonez, habilmente, consegue escapar pela direita e passa a pelota a Octavio, que chuta sem resultado, pondo-o fora. Com lindo passe de Mendes, Danton consegue o primeiro goal para seu clube. O jogo terminou com o seguinte resultado: 1 x0. Assim a palma da Victoria coube ao esforçado clube visitante.

Nenhum comentário: