terça-feira, 26 de junho de 2007

QUESTÕES DE VESTIBULARES DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS PARANAENSES (Prof. Roberto Bondarik)


O que diferencia um paranaense do restante do conjunto dos brasileiros é a sua história, uma história rica, composta por trabalho e perseverança.

É justamente este passado que pode vir a garantir também o futuro de muitos jovens paranaenses que cursam o Ensino Médio, especialmente aqueles que estudam em escolas públicas.

Diversas faculdades e universidades públicas no Estado do Paraná passaram a cobrar de maneira muito intensa nos últimos anos, em seus concursos vestibulares, questões e conteúdos relacionados à História do Estado do Paraná.

Reuni neste trabalho uma série de exercícios que foram cobrados nos últimos anos em exames vestibulares das Universidades Estaduais de Ponta Grossa (UEPG), Maringá (UEM) Unicentro e Londrina (UEL). Para embasar cada um dos conjuntos de assuntos e temas, relacionamos textos que darão uma maior compreensão e entendimento sobre nossa história.
Espero que esta seleção de conteúdos e exercícios atinja o seu objetivo e se torne mesmo um diferencial vantajoso aos paranaenses que desejam cursar uma Universidade que possua qualidade, esteja dentro do seu contexto e da sua realidade cultural. Uma Universidade que possa auxilia-los a construir sua vida próximos de suas famílias, de seu meio. Uma Universidade que seja acessível, pública e gratuita.

Na seqüência alguns exercícios: (Respostas corretas em negrito)

----------------------------------------------------------


1) (UEL-PR/1999) - Duas décadas e meia atrás, Londrina pontificava como a capital do Paraná cafeeiro. Batida pela geada de 1975, perdeu aquela condição e foi obrigada a mudar de rumo. Primeiro, transformou-se em centro de serviços, depois, foi ganhando fôlego para outras atividades, para consolidar-se agora como:
a. ( ) Pólo industrial.
b. ( ) Centro madeirense.
c. ( ) Núcleo minerador.
d. ( ) Região vinícola.
e. ( ) Pólo siderúrgico.

2) (UEL-PR/1999) A atração de investimentos estrangeiros e nacionais para o Paraná tem provocado mudanças radicais no mercado de trabalho. As novas fábricas brasileiras que se dirigem nos próximos anos ao Estado tendem a convergir para o interior, privilegiando cidades que têm Universidades Estaduais fortes, como:
a. ( ) São José dos Pinhais, Piraquara, Colombo e Paranaguá.
b. ( ) Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel
c. ( ) Guarapuava, Prudentópolis, Castro e Periquitos.
d. ( ) Palmeira, Irati, São Mateus do Sul e União de Vitória.
e. ( ) Apucarana, Cambé, Cornélio Procópio e Jacarezinho.

3) (UEM-PR/2006) Sobre a história dos indígenas do Paraná, assinale o que for correto.
a. ( ) Os indígenas encontrados pelos europeus no território paranaense apresentavam um estágio de desenvolvimento cultural muito próximo dos Incas do Peru, dominando, por exemplo, a metalurgia e sofisticadas técnicas de construção em alvenaria.
b. ( ) Grande parte dos indígenas paranaenses que habitava o litoral e a região de Curitiba foi morta na guerra de extermínio empreendida pelos portugueses, em 1680, para sufocar a rebelião dos índios tamoios, que ficou conhecida como Confederação dos Tamoios.
c. ( ) Os Tupi-Guaranis constituíam uma das grandes famílias indígenas que já habitavam o Paraná antes da chegada dos europeus. Eles eram o grupo culturalmente mais desenvolvido, que dominava a navegação fluvial, a cerâmica, a agricultura etc.
d. ( ) Pode-se dizer que o processo de colonização portuguesa no Paraná resultou na total destruição da cultura indígena, impedindo qualquer transmissão de costumes, vocabulários e usos indígenas para a cultura civilizada erigida pelos portugueses.
e. ( ) Na primeira metade do século XX, os grandes responsáveis pela política de extermínio dos indígenas do Paraná foram o Marechal Cândido Rondon e o sertanista Cláudio Vilas Boas.



4) (UEM-PR/2006) A respeito da História do Paraná, assinale o que for correto.
a. ( ) Nos últimos anos, o estado do Paraná incrementou e diversificou suas atividades econômicas, passando, inclusive, a contar com um parque industrial automobilístico;
b. ( ) O estado do Paraná teve sua emancipação política formalmente reconhecida no século XIX, mas continua, até hoje, dependente da Província de São Paulo em vários aspectos administrativos;
c. ( ) O estado do Paraná sedia o Porto de Paranaguá, o maior porto do Brasil em volume de exportações e importações;
d. ( ) Durante o governo de Jaime Lerner, foi criado o Anel de Integração, com várias praças de pedágios estatais, com o objetivo de arrecadar fundos para construir novas rodovias pavimentadas;
e. ( ) Em função dos problemas gerados pela globalização, a região metropolitana de Curitiba sofreu um grande êxodo populacional nas duas últimas décadas do século XX.

5) (UEM-PR/2006) A respeito da colonização do Paraná e da participação dos imigrantes no desenvolvimento da região, assinale o que for correto.
a. ( ) Já no século XIX, foram fundados núcleos de colonização com a participação de imigrantes europeus;
b. ( ) A forte presença de imigrantes asiáticos e europeus, no Norte do Paraná, foi responsável por tornar a região um pólo produtor exclusivo de frutas e de legumes;
c. ( ) Além dos migrantes de outras regiões do país e dos escravos africanos, o Paraná recebeu apenas imigrantes alemães, no século XIX, e japoneses, no século XX;
d. ( ) Como o Norte do Paraná foi colonizado pela Companhia de Terras Norte do Paraná, pertencente à empresa inglesa Paraná Plantation, foi dada preferência na compra dos lotes aos imigrantes ingleses, levando os imigrantes de outros países a procurarem outros Estados da Federação para fundarem suas colônias;
e. ( ) O Norte do Paraná contou também com a participação de quase cem mil curdos oriundos do Iraque, que para cá vieram em um acordo realizado entre os empresários ingleses, o governo da Inglaterra e o governo de Vargas.

6) (UEL-PR/1992) No primeiro quartel do século XX, a controvérsia a respeito da jurisdição sobre uma vasta região que abrange porções dos atuais territórios do Paraná e de Santa Catarina provocou divergências entre esses dois Estados. O litígio, cujas origens eram antigas -muito anteriores à República- agudizou-se com o estabelecimento do Novo Regime, em decorrência direta da autonomia constitucional adquirida pelas unidades federativas. A designação pela qual veio a ser conhecida a região é:
a. ( ) Norte Pioneiro;
b. ( ) Taquaruçu;
c. ( ) Curitibanos;
d. ( ) Contestado;
e. ( ) Norte do Paraná;

7) (UEL-PR/1991) O chamado “Ciclo das Tropas”, na História do Brasil Colonial, esta associado à:
a. ( ) Descoberta e exploração do ouro em Minas Gerais, região que demandava gado vacum e muar;
b. ( ) Presença dos jesuítas portugueses que desenvolveram com sucesso as reduções;
c. ( ) Migração de japoneses que se intensificou no início do século XX, pouco antes da Primeira Guerra Mundial;
d. ( ) Presença da Companhia de Terras Norte do Paraná, sustentada por capitais provenientes dos Estados Unidos da América do Norter;
e. ( ) Situação conflituosa enter brancos portugueses e indígenas, que se utilizavam do gado muar em suas batalhas.

8) Os movimentos sociais de Canudos e do Contestado:
a. ( ) Atemorizaram os governos republicanos, sendo, por esta razão, aniquilados.
b. ( ) Advogaram idéias monarquistas, exaltando a figura de D. Pedro II.
c. ( ) Propuseram a reforma agrária, tomando as fazendas dos ricos agricultores.
d. ( ) Receberam apoio da Igreja Católica, em especial dos padres de localidades próximas.
e. ( ) Foram liderados por homens desvinculados das tradições locais.

9) (UNIOESTE-PR/2003) Com relação ao Estado do Paraná, é correto afirmar que:
(01) Devido à sua recente ocupação territorial, não há registros sobre conflitos indígenas.
(02) O território do Estado constitui-se em função do desmembramento do Estado de Santa Catarina.
(04) A base da economia paranaense, no período colonial, foi a produção de açúcar.
(08) O nome do Estado advém do rio fronteiriço entre Brasil e Paraguai.
(16) Na colonização, houve a predominância de europeus e de seus descendentes.
(32) Não houve descobrimento de ouro no território regional.
(64) Foz do Iguaçu, situada na fronteira oeste, originou-se a partir de uma Colônia Militar, criada com a finalidade de defesa nacional.
(______)

10) (UEPG-PR/2006) Sobre o povoamento do Paraná, assinale o que for correto
(01) Curitiba iniciou seu povoamento de forma totalmente independente do litoral e especializou-se em lavouras diversas e comércio.
(02) As bandeiras foram grandes empresas organizadas pela administração colonial em busca de metais preciosos e não admitiam o apresamento do gentio.
(04) A miragem das minas propiciou o assentamento e a organização de uma comunidade em Paranaguá com outras atividades como o comércio, a lavoura e um pouco de criação.
(08) As descobertas dos mineradores em Paranaguá estimularam a administração colonial a investir na região buscando as minas de ouro.
(16) Os dois núcleos iniciais de irradiação de população para o Paraná foram o Rio de Janeiro e São Paulo; do primeiro, partiram as iniciativas oficiais e do segundo, os bandeirantes.
(______)

12) (UEPG-PR/2006) Sobre a Revolução de 30 no Paraná, assinale o que for correto.
(01) Esse movimento político recebeu grande apoio no Paraná, o que colaborou para a sua vitória.
(02) No Paraná, a Revolução de 30 iniciou com a articulação político-militar feita pelo major Plínio Alves Monteiro Tourinho, vinculado às famílias tradicionais do estado.

(04) A vitória dos revoltosos e a fuga do presidente de província Affonso Camargo para o litoral rumo a São Paulo fez Curitiba viver uma grande festa nas ruas centrais.
(08) O apoio popular ao movimento no Paraná foi grande; participaram velhos políticos dissidentes do Partido Republicano Paranaense, estudantes, profissionais liberais, grupos das nascentes classes médias e trabalhadores em Curitiba que formaram batalhões revolucionários.
(16) O Paraná teve papel estratégico na vitória da Revolução pois o caminho ferroviário para São Paulo estava aberto.

(______)

Nenhum comentário: