sexta-feira, 27 de junho de 2014

Atentado de Sarajevo: um tiro que acertou em todo um século

Artigo publicado no Jornal Folha de Londrina de 25 de Junho de 2014 na sessão "Espaço Aberto". Ele trata do acontecimento que foi o ultimo dos fatores que provocaram o inicio da Primeira Guerra Mundial, o assassinato do Príncipe Herdeiro da Áustria-Hungria Franz Ferdinand (Francisco Ferdinando) em 28 de Junho de 1914 pelo nacionalista ou fundamentalista sérvio Gravilo Princip (ou Prinzip).
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Atentado de Sarajevo: um tiro que acertou em todo um século
Roberto Bondarik
Docente e Pesquisador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Cornélio Procópio

            Dia 28 de junho, em plena Copa do Mundo de Futebol, é bem possível que se passe desapercebido o centenário do ataque que tirou a vida do príncipe herdeiro do Império Austro-Húngaro Franz Ferdinand e sua esposa Sofia. Disparados por Gravillo Prinzip, membro de um grupo nacionalista sérvio os tiros que mataram o Príncipe também ceifaram mais de oito milhões de soldados que combateram na Primeira Guerra Mundial. Conflito que nos dizeres de Eric Hobsbawm deu início ao “Breve Século XX”. O cenário político da Europa e do mundo se modificaram permanentemente e a relações internacionais passaram a ser pautadas pelas suas consequências.
            A Mão Negra planejou o atentado pretendendo a independência da Bósnia-Herzegovina ou sua anexação ao Reino da Servia e sua ação fez disparar um complexo sistema de alianças diplomático-militares que a partir de agosto de 1914 colocariam a civilização ocidental em alerta. Aliada da Alemanha e do Império Turco-Otomano a Áustria-Hungria pertencia a Tríplice Aliança que se contrapunha à Tríplice Entente da Rússia, França e Grã-Bretanha. Pressionada pela Áustria-Hungria a Servia foi apoiada pela Rússia. Como peças de um dominó macabro as declarações de guerra e invasões se sucederam. Por quatro longos anos a Primeira Guerra Mundial ceifou as vidas de toda uma geração de europeus em suas trincheiras. Era o ápice de uma escalada de fatores que provocaram a guerra: imperialismo, disputas comerciais, politicas nacionalistas, desejo de vingança por guerras anteriores, etc.
            A arte de matar evoluiu tecnologicamente em escala industrial surgiram ou foram aperfeiçoadas novas armas e técnicas de combate como a metralhadora, o tanque, o avião de caça e bombardeio, o submarino, gazes venenosos, etc. A vida humana aparentemente era um número sem valor.
            Ao findar 1918 a Europa e o mundo não mais seriam os mesmos, os disparos em Sarajevo haviam ferido de morte os grandes impérios. Com seus territórios drasticamente reduzidos a Alemanha tornara-se uma república, também a Áustria agora separada da Hungria e ambas isoladas do mar. Outros países seriam criados ou recriados como Finlândia, Polônia, Tchecoslováquia e Iugoslávia. Os bolcheviques conduziram sua Revolução na Rússia e a transformando-a em União Soviética. A desesperança com a democracia liberal abriria caminho não só ao comunismo como também aos seus congêneres totalitários do nazismo e do fascismo. Grande beneficiário econômico do conflito os Estados Unidos da América teriam uma década de ouro em termos de desenvolvimento, mas a crise estourada em 1929 colocá-lo-ia e ao mundo de joelhos por anos afim. O Brasil procurou substituir suas importações e deu um salto em termos de produção industrial e inauguraria uma década de revoltas que caracterizou o tenentismo e que culminaria com o longo governo de Getúlio Vargas.
            Derrotada a Tríplice Aliança teria seus membros punidos pelos tratados de paz subsequentes ao conflito, em especial aquele apresentado à Alemanha em Versalhes, clausulas pesadas que pretendiam obter vingança e manter a Europa em paz. Uma sensação de paz que os europeus nunca mais sentiriam ao logo daquele breve século. À carnificina da Primeira Guerra Mundial seguiu-se a guerra total da Segunda (1939-1945) que se estendeu por todo o planeta envolvendo povos direta ou indiretamente. A Guerra Fria entre Estados Unidos da América e União das Republicas Socialistas Soviéticas criou diversos pontos de tensão extrema cujo desfecho poderia ter sido uma guerra nuclear que destruiria o mundo como o conhecemos.
            Os disparos de Gravillo Prinzip contra Franz Ferdinand acertaram todo o século XX. Toda a humanidade foi baleada junto com ele e sangrou muito neste breve, tempestuoso e assustador período da história.


Nenhum comentário: