sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

OS CAMPOS DO PAIQUERÊ: OS CAMPOS DO SENHOR

OS CAMPOS DO PAIQUERÊ:
 OS CAMPOS DO SENHOR


Prof.Me. Roberto Bondarik
UTFPR
bondarik@utfpr.edu.br



            Os Campos do Paiquerê eram para os indígenas paranaenses a materialização da felicidade e do bem estar. Conforme Josué Corrêa Fernandes em “Das Colinas do Pitangy” (2003), o Paiquerê estaria em toda a parte e em parte alguma, sua existência seria mítica, esotérica e espiritual, uma espécie de Xangri-lá brasileiro.
            O índio desprovido do tipo de visão de mundo econômica que o homem branco possuía, sem ter a sua cobiça material típica dos exploradores portugueses e espanhóis, enxergava o Paiquerê de uma forma muito diversa daquela dos portugueses e espanhóis que esquadrinharam o interior paranaense em busca desse paraíso perdido.
            Para o indígena o Paiquerê era como um imenso campo banhado permanentemente pelo Sol, com fartura de frutas, com caça e pesca em abundância. Imaginavam que esse paraíso terrestre no alto de uma serra ou em um planalto bem elevado, perto do céu, rico em nascentes, com riachos de águas mansas e puras que cortariam essa terra agradável e acolhedora. Campos e bosques completavam o quadro desse lugar maravilhoso.
            Portugueses, espanhóis e brasileiros buscaram exaustivamente os Campos do Paiquerê nos séculos XVII, XVIII e XIX, alguns desses exploradores chegaram a situar esses campos na Serra do Apucarana, esta cadeia de elevações foi outro lugar mitificado e tido por paradisíaco pelos indígenas do Sul do Brasil. Os bandeirantes paulistas acreditavam que a Serra do Apucarana teria em seu topo e encostas imensas jazidas minerais, ouro e pedras preciosas. Esta serra seria bem alta e dominaria com sua imponência toda uma região.
            Diversas expedições procuraram o Paiquerê que acreditava-se afinal deveria existir em algum lugar entre os rios Ivaí, Piquiri e Iguaçu.

Um comentário:

Rodrigo disse...

este lugar existe sim,.. é shambala,.. é shangrilá,.. é avalon..