quarta-feira, 13 de junho de 2007

PALESTRA NO COLÉGIO ESTADUAL "JOÃO MARQUES DA SILVEIRA" ENSINO MÉDIO

Em 25 de maio de 2007, estive em Quatiguá ministrando duas palestras, uma pela manhã e outra a noite, para os alunos do ensino médio do Colégio Estadual João Marques da Silveira Ensino Médio.
Foi gratificante por diversos motivos: foi nesse colégio que cursei o antigo segundo grau técnico, me formei em 1988; foi aqui que iniciei minha carreira no magistério dando aula de História; percebi que o assunto agradou e despertou a curiosidade dos alunos e professores; pude dirrimir duvidas auxiliando na dissolução de alguns equivocos correntes sobre a história que conheço de Quatiguá e do Norte Pioneiro.
A palestra versou sobre o "Combate de Quatiguá", apresentei os resultados preliminares de quase um ano de pesquisa que tenho conduzido, inicialmente de forma particular e prospectiva, agora como parte do PDE da Secretaria de Estado da educação do Paraná e Universidade Estadual de Londrina - UEL. Acredito que tenha sido a primeira vez que alguem apresentou tais informações reunidas sobre esse importante acontecimento da história paranaense e do Brasil.
Espero que surjam as histórias e as memórias pessoais, as narrativas e retornem as lembranças fazendo a história local ser valorizada.
Aproveito para publicar uma foto de 1950 do Colégio e que me foi enviada pela Telma Beck em 27 de abril deste ano. a foto da Estação em 1950 também foi enviada por ela nesta data.
A fachada não mudou muita coisa, é um projeto de construção padronizado e foi executado durante o primeiro governo de Moysés Lupion, construções escolares identicas a esse prédio são encontradas em diversas cidades do Estado. Conheço construções similares em cidades diversas como Jacarezinho, um prédio de dois andares, em Curitiba e um outro em Ponta Grossa, bem proximo da antiga oficina de manutenção da Rede Ferroviária.
Pelo que me lembro e me contaram, a construção foi em duas fases, inicialmente foram construidas a frente com as salas administrativas, as salonas dos cantos, duas salas menores e os banheiros ( o interesante sempre foi que do banheiro masculino se enxergava o feminino e vice versa, quando eu estava no colegial inventaram um biombo para o banheiro das meninas). Posteriormente fizeram mais quatro salas. Uma linha divisória das duas fases da construção podem ser perfeitamente identificadas.

Nenhum comentário: