sábado, 7 de janeiro de 2006

Cultura Material

TEXTO 03:

CULTURA MATERIAL

O estudo da cultura material esteve inicialmente relacionado com a arqueologia e foi fundamental para desvendar o passado mais remoto, no qual as fontes escritas eram limitadas e fáceis de se perderem e se deteriorarem. Já há certo tempo à cultura material tornou-se importante campo de trabalho do historiador.

Leia o texto a seguir, que comenta a noção de cultura material, depois responda às questões propostas:

“(...) A noção de cultura material surgiu nas ciências humanas e em particular na história a seguir à formação da antropologia e da arqueologia e à influência do materialismo histórico. Marca distância em relação ao conceito de cultura, chamando atenção para os aspectos não simbólicos das atividades produtivas dos homens, para os produtos e os utensílios bem como para os diversos tipos de técnica (vestuário, habitação, agricultura, alimentação, cultivo, cozinha, domesticação, fogo, indústria, pesos e medidas), enfim para os materiais e os objetos concretos da vida das sociedades. O estudo da cultura material privilegia as massas em prejuízo das individualidades e das elites; dedica-se aos fatos repetidos, não ao acontecimento, não se ocupa de superestruturas, mas de infra-estruturas (...) O homem também faz parte da cultura material: o seu corpo, enquanto transmissor de signos, é igualmente importante para recompor o quadro geral de uma cultura ou civilização, tal como partindo de farrapos e moedas se pode delinear a cidade, a indústria e o comércio ou a troca, o tipo de consumo das várias classes da população. No entanto, os objetos materiais trazem consigo outras maracás inerentes às artes, ao direito , à religião, ao parentesco (...)”.

(PESEZ, Jean Marie. In: Enciclopédia Einaudi. Imprensa Nacional – Casa da Moeda. Portugal, 1989, p.26, 46-7. Também é possível encontrar esse texto em: J. Le Goff (Org). A História Nova. São Paulo: Martins, 1993. p.178-213.)

Questões:

1. Para quais objetos de estudos a noção de cultura material chama a atenção?

2. Com as investigações em torno desses objetos, que setores da vida humana o estudo da cultura material privilegia?

3. Você diria que o estudo da cultura material está mais voltado para a reconstrução dos “grandes acontecimentos” e para as pessoas “mais importantes” ou para a vida e o dia-a-dia do ser humano comum? Por quê?

4. Muito embora a designação geral de cultura material seja razoavelmente clara, como se pode perceber pelas questões anteriores, podemos afirmar que ela possui uma definição precisa?

sexta-feira, 6 de janeiro de 2006

Exercicio de Compreensão Histórica

TEXTO 02:

EXERCÍCIO BÁSICO PARA A COMPREENSÃO HISTÓRICA

Este roteiro de estudos tem por objetivo facilitar a analise dos fatos e demonstrar ao mesmo tempo, a importância de entender um assunto com lógica de raciocínio, pois só assim será possível uma análise mais crítica e dialética da História, onde os fenômenos possam ser entendidos com mais lucidez desde suas origens até suas conseqüências.

O roteiro proposto é formado apenas por cinco itens, que servem para análise dos mais diversos temas, ou seja, através de uma mesma linha de raciocínio pode-se analisar tanto uma aula sobre Reforma Religiosa, como outra sobre Revolução Francesa. Os itens do roteiro são os seguintes:


1- TEMPO / ESPAÇO;

2- CONTEXTO HISTÓRICO;

3- ANTECEDENTES;

4- O EVENTO;

5- DESDOBRAMENTOS (CONSEQÜÊNCIAS).


1. A primeira preocupação quando analisamos um acontecimento, é situa-lo no tempo e no espaço, condição elementar para compreensão de qualquer fato histórico e para criar o hábito na utilização de mapas (noção de espaço) e outras ilustrações, auxiliares na caracterização de uma certa época (noção de tempo).

2. O segundo passo é analisar o contexto histórico, isto é, a realidade histórica que cerca o fato em questão. É o ponto mais importante do roteiro, pois desmistifica a História factual, mostrando ao aluno que não existem fatos isolados e que todo acontecimento deve ser entendido à luz da realidade que o cerca. A análise do contexto permite também que o aluno relacione outros acontecimentos inseridos na mesma realidade.

3. Na análise do próprio contexto encontramos os antecedentes (terceiro passo de nosso roteiro), onde perceberemos os fatores estruturais e conjunturais, além de seus determinantes mais específicos e até acontecimentos sem muita importância estrutural, mas que catalisam o processo em direção ao evento estudado.

4. Após os antecedentes, analisaremos o fato, o evento propriamente dito, através de suas características e seu significado histórico.

5. Com a preocupação de estabelecer uma relação com um próximo evento, vamos conhecer os desdobramentos onde estabeleceremos um gancho para analisar um próximo assunto, utilizando o mesmo roteiro de análise, ou seja:

EXEMPLOS:

Exemplificaremos o roteiro, supondo o estudo da Primeira Guerra Mundial:

A) ESPAÇO/TEMPO:

· Europa: início do século XX

B) CONTEXTO HISTÓRICO:

· Neocolonialismo

· Política de Alianças

· Paz Armada

C) ANTECEDENTES:

· Disputa de mercados neocolonialista

· Divergências político-econômicas e revanchismos

· Nacionalismos e antagonismos entre os impérios

· O assassinato de Francisco Ferdinando

D) A GUERRA:

· O início

· Blocos militares em conflito

· Etapas

· O ano de 1917

· O término do conflito

E) DESDOBRAMENTOS:

· Tratado de Versalhes

· Fim da hegemonia européia

· Desintegração dos impérios

· Novas nações

· EUA como potência hegemônica

· Liga das Nações

· Revanchismo alemão

· Fortalecimento do nacionalismo (nazifascismo)

Como já foi observado, quando analisamos os desdobramentos, já introduzimos o próximo assunto (no caso abaixo o nazifascismo), analisando-o através do mesmo roteiro:

A) ESPAÇO / TEMPO:

· Europa (Itália/Alemanha): anos 1920 e 1930

B) CONTEXTO HISTÓRICO:

· Crise das democracias liberais na Europa

· Superprodução nos EUA e crise de 1929

· Isolamento e crescimento da URSS

C) ANTECEDENTES:

· Crise européia no pós-guerra, agravada na Alemanha pelas imposições do Tratado de Versalhes

· Crescimento dos grupos políticos de esquerda

· Greve Geral convocada na Itália por anarquistas e socialistas

· Crescimento nazista nas eleições de 1932

D) DEFINIÇÃO E CARACTERÍSTICAS:

· Movimento político-ideológico antidemocrático que governou países europeus no “entre-guerras”

· O totalitarismo; o nacionalismo; o anticomunismo; o antiliberalismo; o militarismo; o expansionismo; o corporativismo fascista; o anti-semitismo nazista.

E) DESDOBRAMENTOS:

· Recuperação econômica alemã com obras públicas e indústria bélica

· Militarismo expansionista

· Segunda Guerra Mundial

Ao estudarmos a Segunda Guerra Mundial com o roteiro já conhecido, chegaremos aos Desdobramentos, que introduz o contexto da “Guerra Fria” (desenvolvimento, apogeu e crise), direcionando para nova ordem pós-socialismo até os dias atuais.

Este texto foi elaborado tendo como base o documento "Dicas para o Vestibular", copiado em 12 de Dezembro de 2002 do seguinte endereço: http://www.historianet.com.br/main/conteudos.asp?conteudo=452

História - Definições e Conceitos

TEXTO 01:
A palavra “História”
Os gregos foram os primeiros a utilizá-la: histor, originalmente, significava aquele que apreende pelo olhar, aquele que sabe, o testemunho, aquele que testemunhou com seus próprios olhos os acontecimentos, e “História” (his + oren) significava apreender pelo olhar aquilo que se sucede dinamicamente, ou seja, testemunhar os acontecimentos, a realidade.
Quando Heródoto, deu o título de Histórias ao resultado de suas pesquisas acerca da Guerras Greco-Pérsicas, o termo assumiu o sentido particular de busca de busca do conhecimento das coisas humanas, de saber histórico.
Esta evolução parece estar terminada na época de Políbio, no século II a.C. Com a reserva de que, como saber histórico daqueles tempos não conhecia o rigor atualmente exigido, associando-se ainda as fábulas e as lendas aos fatos precisos, a palavra empregada para designar o saber histórico significava: narrativa.
Como já vimos a palavra “História” originou-se do grego “istria e passou através do latim, para grande parte dos idiomas modernos significando não só o estudo e a exposição dos fatos do passado da humanidade mas também os próprios fatos. A palavra “História”, é, modernamente, empregada em dois sentidos distintos: subjetivo e objetivo. Quando falamos em “História” como estudo, conhecimento ou exposição dos fatos do passado humano, estamos usando o termo no sentido subjetivo. neste sentido é que podemos dizer: “A História do Brasil é fácil”. Quando porém, empregamos a palavra “História” para designar os fatos do passado da, estamos fazendo uso do vocábulo em seu sentido objetivo, isto é, estamos pensando no objeto dos estudos históricos, que são os próprios acontecimentos.
Ainda hoje a palavra história é polissêmica, tendo três sentidos básicos ao se referir:
1. Aos fatos e aos processos reais ocorridos no espaço e no tempo.
2. À ciência ou à disciplina científica que estuda os fatos e processos, e cujos especialistas são historiadores.
3. Ao conjunto das obras que narram os fatos e os processos e são resultado do trabalho dos historiadores.
2. Definição de História
Após os comentários sobre a palavra “História” e sobre as grandes etapas percorridas pela historiografia, procuremos definir a História de acordo com a acepção cientifica que modernamente se atribui ao vocábulo. As definições dão muitas vezes margem a dúvidas e a infindas e estéreis discussões. Foge a finalidade deste trabalho fazer dissertações eruditas sobre o assunto. Vejamos a título de exemplo algumas definições de História:
  • A História é a ciência dos atos humanos do passado e dos vários fatores que nele influíram, vistos na sua sucessão temporal”.
  • A ciência histórica estuda e expõe os fatos do desenvolvimento do homem nas suas manifestações (singulares, típicas e coletivas) como ser social no tempo e no espaço”.
  • A História é o conhecimento do passado humano”.
Como vemos, vale aqui o famoso provérbio; “... Quot capita, tot sententiae! ...”. Quantas cabeças tantas sentenças!
Sem maiores pretensões, vamos apresentar e comentar uma singela definição que ao menos implicitamente, contem os elementos indispensáveis para que todos os tenham uma exata compreensão do que se deva entender modernamente por História:
Exposição verídica dos principais acontecimentos do passado da Humanidade, considerados em suas causas e conseqüências”.
Comentemos brevemente essa definição:
  • Exposição: a exposição supõe evidentemente um trabalho criterioso de investigação e, claro está o conhecimento do resultado dessa investigação;
  • Verídica: significa que a exposição histórica deve fundamentar-se em fontes fidedignas;
  • Principais acontecimentos: só interessam ao historiador os acontecimentos que tiveram certa repercussão social, (como, v.g., o assassinato de Júlio César) ou que em seu conjunto, servem para caracterizar uma sociedade, uma época, um estilo de vida, etc. (como, v.g., a maneira de vestir, os aspectos da vida cotidiana, etc);
  • Passado da Humanidade: o objeto próprio da História são os atos praticados, no passado, pelo homem como animal racional. o passado pode ser remoto ou próximo; no ultimo caso é objeto da chamada história Contemporânea. Veremos, mais adiante, a importância do papel do ser humano na História bem como a utilidade do conhecimento do passado;
  • Considerados em suas causas e conseqüências: a História é ciência não só porque a exposição histórica supõe uma série de pesquisas de caráter científico mas também porque obedece ao princípio eminentemente científico de indagar das causas e das conseqüências dos acontecimentos, mostrando o encadeamento dos mesmos através dos séculos.

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